domingo, 3 de fevereiro de 2008

A importância do endomarketing para as organizações

Como tudo na vida, para alcançarmos entendimento das situações, ações e processos, é preciso maturidade. Ela vem com o tempo e, com ele, os exemplos, as melhores práticas, os cases de sucesso e de insucesso, também. Não é diferente com o endomarketing. Considerado uma prática recente nas empresas brasileiras, ainda estamos longe de chegar à maturidade. Muitas empresas ainda não valorizam este importante processo de interação, integração e diálogo que se estabelece através das ações de comunicação interna. Inclusive, vale uma pequena explicação para diferenciar o endomarketing da comunicação interna, frequentemente confundidos.
Endo = para dentro, marketing = mercado. Aparentemente antagônicos, o prefixo mais a palavra marketing se juntaram pela cabeça do autor brasileiro, Saul Bekin (pioneiro no tema no Brasil), para aplicar internamente as consagradas ações de marketing resumidas nos 4P’s de Kotler.

Desde então, o endomarketing tem como principal função traduzir em ações internas a promoção, o produto, o preço e a praça. Quando se pensa em promoção, podemos fazer um paralelo com as campanhas motivacionais e informativas sobre os objetivos da empresa, os eventos, as campanhas de lançamento de produtos/serviços para os colaboradores, tudo feito através dos veículos de comunicação internos (e-mail, Jornal Mural, Portal, Intranet, House Organs, SMS,Blogs, etc). O produto, por vezes, é a empresa, seus objetivos, missão e valores. O “p” de preço pode ser traduzido internamente quando se fala em benefícios ou quando se fala do preço dos produtos ou serviços para seus colaboradores. E a praça, quando a empresa tem várias unidades e as ações de endomarketing exigem logística elaborada para que sejam executadas e tenham o alcance desejado. E a comunicação interna é apenas uma das ferramentas do “p” de promoção. Logo, podemos dizer que o endomarketing concentra todas as práticas de marketing que podem e devem ser aplicadas internamente para estreitar o relacionamento da empresa com seus stakeholders (colaboradores, fornecedores, acionistas, comunidade). A comunicação interna é, portanto, o pilar onde se assentam a veiculação e a publicação de todas as ações e estratégias planejadas para a realização do endomarketing.

Atualmente, grandes empresas têm se mostrado atentas a ponto de destinarem recursos consideráveis para as ações de endomarketing. Essas empresas são exemplos de que ações bem planejadas e bem executadas trazem resultados, pois não é à toa que elas, com certa freqüência, figuram nos anuários como empresas melhores para se trabalhar.
Figurar nesses anuários - Revista Época e Exame - é um belo cartão de visitas para nossas empresas, mas para isso é preciso ter feito o dever de casa do endomarketing de envolver e comprometer os funcionários com os resultados dos negócios, para conquistar o maior diferencial competitivo de todos: as pessoas. Hoje, isto passou a ser um dos fatores mais importantes para as organizações. Pois, colaboradores comprometidos, engajados, motivados e informados são os mais preparados para compreender e enfrentar os desafios que cenários complexos de negócios frequentemente apresentam.

Entender para onde a empresa está indo e o qual o papel do colaborador nesse contexto é apenas uma das tarefas que o endomarketing tem que dar conta para que a organização entenda a importância de se dar atenção ao público interno, o primeiro comprador da empresa. Afinal, se o seu colaborador não acredita na sua empresa, quem mais vai acreditar?

Artigo publicado no site : http://www.farejando.com.br/

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, Deborah.
Obrigado pela sua opinião em meu blog. Acredito que toda organização precisa de comunicação interna, antes de "fazer mercado" fora. As empresas grandes, muitas vezes começaram a partir de sonhos e de maneira pequena. Todas, entretanto, tiveram que cuidar de seus vínculos e suas relações. O tempo de cuidar não escolhe tamanho, nem verba. Cuidar das relações é cuidar da vida em suas múltiplas possibilidades.
Abraço grande.
Gaulia