quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Meus 40 anos

Por que será que a gente nunca acha que vai chegar aos 40? Já fiz uma enquete entre amigos e conhecidos e, boa parte dos "entrevistados" respondeu não acreditar que chegaria aos 40. Esta crença deve estar associada ao fato de ainda termos uma visão atrelada à baixa expectativa de vida dos nossos bisavôs e avôs. Mas também creio que seja, principalmente, por que na infância tudo passa mais devagar, o mundo nos parece muito maior do que é, e as pessoas sempre nos parecem muito velhas. Afinal, quando somos crianças nossa percepção de mundo é diferente. Quando viramos adultos, nosso ponto vista se altera, junto com a percepção da realidade. Mas afinal o que é mesmo a realidade? Dizem os budistas que realidade é tudo aquilo que acreditamos existir dentro ou fora de nós. No entanto, de acordo com eles, a avaliação da realidade acontece de dentro pra fora. Pois, existem coisas que vemos e outras que não vemos, mas isso não quer dizer que aquilo que não vemos existe ou ao contrário. Então, por este ponto de vista, a realidade vai se mostrar de acordo com o estado interno de cada um de nós. Se estamos tristes, tudo pode nos parecer cinza, nublado. Já se, estamos alegres, tudo nos parece sorriso. A avaliação de como está o nosso relacionamento com a nossa persona, nos posiciona sobre como entendemos o processo da vida. Concordo com o modus vivendi budista, pra mim, a vida, com certeza, acontece de dentro pra fora e não ao contrário, como acredita a maioria das pessoas. É fácil entender sob qual sob ponto vista está pautada a sua vida. É só reparar que um dia lindo independente do sol ou da chuva. Mas sim do seu estado interno. Já reparou? Não? Então repara, por que um dia de chuva, pode ser o melhor dia da sua vida.

Bem...tudo isso para dizer que os 40 chegaram pra mim. Como a maior parte dos meus "entrevistados", achava que não chegaria até aqui. Mas cá estou. Bela (apesar dos quilos a mais), cheia de vida, projetos, me conhecendo e buscando sentir mais tudo aquilo que não é possível ao tato e sim perceptível ao sentimento. Buscando menos concreto e mais abstrato. Em busca de ver mais paz, em mim, nas pessoas, no mundo, focando muito menos na guerra. Muito embora elas insistam, imbecilmente, a existir. Me esforçando para desenvolver o amor incondicional e cultivar menos o rancor. Perdoar a mim e aos outros, na mesma proporção. Fazer mais amigos e, decididamente, evitar fazer inimigos. Valorizando a verdade, nas pequenas, nas médias e nas grandes coisas, pessoas e acontecimentos. Evitando a ilusão, cultivando a coragem de viver verdadeiramente na estrada, no caminho da verdade. Indo, ainda que lentamente, em direção à luz. Embora reconheça a sombra. Vivendo cada dia sob estes pilares que governam a minha existência, vivo cada dia como se fosse o último, me regogizando da especificidade de cada dia vivido para estar, grande parte do tempo, em estado de felicidade, que e única a meta.

Viver é maravilhoso, vale à pena. Agradeço por cada segundo a oportunidade sagrada de comungar com vocês, o meu breve – diante da eternidade, acredito na vida eterna - profundo e alegre existir.

Se você ainda não tem 40, não tema-o. Se você já passou por ele, sabe do que estou falando. E se pra você ainda falta muito, esqueça-o, por que querendo ou não, na maioria das vezes, ele chega.

Nenhum comentário: